No mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha, a Gerência Regional de Arcoverde organizou o evento que ocorreu no Ponto de Cultura Orquestra Sertão.
MATÉRIA: HILDA MACHADO
Roda de Diálogo proposto pela Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema (GRE-SMI) com o tema “Mulheres Negras Movem o Mundo”, ocorreu na tarde da última terça-feira (30), em Arcoverde, e levou professores da rede estadual, estudantes e movimentos sociais a propostas de diálogos aprofundados trazendo, como pauta, assuntos voltados para a conscientização e o empoderamento da mulher negra na sociedade brasileira.
No mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha, a Gerência Regional de Arcoverde organizou o evento que ocorreu no Ponto de Cultura Orquestra Sertão, e teve como parceria para sua realização a Associação de Resgate Histórico e Cultural dos Afrodescendentes (ARHCA) e a União Brasileira de Mulheres (UBM).
Para a sua abertura, foi proposto um momento de descontração entre os participantes, em seguida, os diálogos foram iniciados trazendo à tona temas relevantes sobre a construção da identidade negra, autoaceitação, racismo e o papel da mulher negra na sociedade brasileira.
O episódio contou com a participação da técnica política de Igualdade Racial de Pernambuco, militante da União de Negros Pela Igualdade (UNEGRO) e que também integra a direção da União Brasileira de Mulheres (UBM), Marta Almeida, a técnica da Secretaria de Educação do Estado, Odailta Alves que trouxe um poema sobre a discriminação racial e como acontece sua construção desde a infância, e a advogada e promotora da Vara de Direitos Humanos e Cidadania de Arcoverde e cientista social, Milena de Oliveira Santos como palestrantes. Embora, sempre existisse uma parceria entre o Ministério Público e a Gerência Regional, com a participação da doutora Milena de Oliveira esses laços foram mais fortalecidos.
A organização das discussões e do evento ficou por conta da técnica da GRE-SMI, militante do Movimento Negro e de Mulheres de Arcoverde, Irailda Leandro da Silva, que destacou como é de extrema relevância esse tipo de evento para a sociedade.
“É fundamental que os fazedores da educação conheçam elementos que contribuem para a construção da identidade do povo brasileiro, pois, segundo dados do IBGE do último Censo de 2010, a população negra assume mais de 50% da população brasileira. Segundo dados do Mapa da Violência, publicado em 2015, as mulheres negras são as mais afetadas pelo machismo, violência doméstica e misoginia”, enfatizou.
Ainda sobre a Roda de Diálogo, ela frisou a importância que há na participação das mulheres no evento, mulheres essas que servem de inspiração para a geração.
“Com essa Roda de Diálogos, houve a oportunidade de participação de mulheres negras, empoderadas, que ocupam lugares de destaque na sociedade sobre suas vivências, fazendo com que todos acreditem que o lugar da mulher negra é onde ela quiser”, finalizou.
CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUMAS IMAGENS DO MOMENTO
Commentaires