top of page
Buscar
Foto do escritorGRE-Arcoverde

GRE-SMI REÚNE PROFESSORES DA EJA CAMPO PARA FORMAÇÃO DE ALINHAMENTO

O encontro aconteceu em dois momentos que dividiram os 11 municípios ativos em dois horários distintos, para a realização adequada da formação.



MATÉRIA: HILDA MACHADO



 

Nesta última terça-feira (12), a Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema Arcoverde (GRE-SMI) realizou, em seu auditório, por meio do Núcleo de Educação do Campo (NEC), uma formação de alinhamento com os professores, professores Articuladores Territoriais (PAT) e com os professores de Práticas Agrícolas (PAA) atuantes na Educação de Jovens e Adultos do Campo (EJA-Campo). A Educação do Campo possibilita que pessoas que não tiveram acesso à escola no tempo devido possam dar continuidade aos seus estudos nas suas respectivas comunidades.


O encontro aconteceu em dois momentos que dividiram os 11 municípios ativos em dois horários distintos, para a realização adequada da formação. No horário da manhã, estavam presentes cerca de 96 profissionais que estão ligados à escola certificadora que abrange os municípios de Betânia e Custódia. Sendo ela, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Quilombola Alzira Tenório do Amaral, localizada no município de Custódia. Já na parte da tarde, 64 profissionais ligados ao Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Cícero Franklin Cordeiro, que atua como uma instituição certificada e está situada na cidade de Arcoverde, dirigiram-se a Gerência para a reunião que abrangeu os municípios de Alagoinha, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Inajá, Itaíba, Pesqueira, Poção e Sertânia.


Cada profissional atua nos territórios dos municípios em parceria com os movimentos sociais: quilombola, cigano, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE) e entre outros.


Dentre os assuntos abordados no evento, estavam o Tempo Comunidade, que trata-se de uma proposta que mobiliza o estudante a desenvolver atividades em sua comunidade e a Matriz Curricular de Jovens e Adultos do Campo que abrange como eixo articulador, Trabalho e Educação do Campo e os eixos temáticos: I Eixo – Trabalho, Produção e Suas Formas de Organização do Campo; II Eixo – Política e Emancipação: Estado e Sociedade; III Eixo : Questão Agrária e Organizações Sociais do Campo e o IV Eixo : Cultura e Territorialidade. O momento também informou sobre a data da II Feira Agroecológica da GRE-SMI que acontecerá no dia 10 de junho em Custódia, bem como, dialogou sobre o acompanhamento às turmas.


Ao final da formação, ainda houve a realização de uma Mística como elemento pedagógico, sendo expressada através da música e do canto por meio de respostas cantadas em grupo, possibilitando assim, o envolvimento dos diversos povos do campo na consolidação do projeto.




CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO



61 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page