O encontro formativo iniciou com uma exibição do documentário Velhices em Cena: O Teatro na Idade da Liberdade.
MATÉRIA: HILDA MACHADO
A Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema Arcoverde (GRE-SMI) prestou suporte a equipe da Gerência de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos (GEJAI), por meio da sua equipe de Unidade de Acompanhamento de Jovens e Adultos e Correção de Fluxo (UJC/Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação – CGDE), para a realização de uma Formação Continuada com o tema “Velhices” e os Desafios na Sala de Aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O momento aconteceu na manhã desta quinta-feira (20), no auditório da GRE-SMI e foi direcionado aos chefes das Unidades de Jovens e Adultos, professores dos Centros de Educação de Jovens e Adultos e Escolas localizadas em espaços de privação de liberdade das Gerências Regionais de Educação dos municípios de Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Araripina, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro com o foco de instruir os profissionais a incluírem no âmbito escolar, em suas práticas curriculares, ações que visem ao desenvolvimento de comportamentos e atitudes que aproximem as gerações, estimulem os estudantes para o convívio, destituídos de preconceitos em relação as pessoas idosas e sejam educadas para o envelhecimento humano. O objetivo da formação é garantir o respeito, a dignidade e a educação ao longo da vida. Reconhecendo o protagonismo da pessoa idosa enquanto estudante e como sujeito.
A ação contou com a presença do chefe da Unidade de Jovens, Adultos e Idosos – UEJAI/GEJAI/SEE, Diego Félix; da técnica Pedagógica da GEJAI, Emanuella de Jesus; da chefe da UJC da Regional de Arcoverde, Rejane Campos; das técnicas da GEJAI: Danúbia Sharlene, Maria Danielle Cândido, Adrica Camila, Mércia Andreza Ferreira e da professora do Módulo III do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Cícero Franklin Cordeiro, localizado no município de Arcoverde, Allinne Barbosa Pereira.
O encontro formativo iniciou com uma exibição do documentário Velhices em Cena: O Teatro na Idade da Liberdade e, posteriormente a exibição, ocorreu a fala institucional de Diego Félix, seguido por uma Roda de Diálogos com Emanuella de Jesus e Allinne Barbosa Pereira. Dentre os assuntos abordados na pauta estavam questões direcionadas ao envelhecimento sustentável, a intergeracionalidade que aborda interações entre membros de diferentes gerações e o preconceito etário/etarismo que envolve a discriminação contra indivíduos, ou grupos etários, com base em estereótipos associados à idade.
Ainda foi possível aos presentes participar de uma dinâmica de planejamento e diálogo sobre como criar estratégias para mitigar a invisibilização do público mais idoso nas escolas.
CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO
Comments