Com o título: Agir Salva Vidas, o momento levou os servidores da Regional até o auditório para um tempo de conscientização.
MATÉRIA: HILDA MACHADO
Fechando o mês de setembro, conhecido por meio da Campanha do Setembro Amarelo, e por evidenciar com mais veemência as campanhas de prevenção ao suicídio, a Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema Arcoverde (GRE-SMI), por meio da equipe do Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS) preparou, na manhã desta sexta-feira (30), um momento voltado para a temática da campanha. Com o título: Agir Salva Vidas, o momento levou os servidores da Regional até o auditório para um tempo de conscientização.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em sua pesquisa datada de 2012, o Brasil está em oitavo lugar dentre os países com maior número de suicídios, atrás de países como a Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão, contabilizando cerca de 11.821 suicídios (9.198 do sexo masculino e 2.623 do sexo feminino). O número alarmante chama atenção para o mês de setembro que é dedicado a Campanha pela Valorização da Vida e voltado para Prevenção do Suicídio.
A campanha possui alguns símbolos que a embasam, chamando a atenção de todos para a causa. A cor amarela, por exemplo, foi aderida devido a história do jovem americano Mike Emme que, aos 17 anos, tirou a própria vida em 1994 quando estava dirigindo seu automóvel amarelo. Para homenageá-lo, familiares e amigos distribuíram em seu funeral cartões e fitas com a cor amarela e, devido a isso, a mensagem se espalhou como forma de apoio as pessoas que enfrentam as mesmas angústias que Mike. Já o mês de setembro foi escolhido pois desde 2003 o dia 10 de setembro marca o calendário como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Para o momento, a equipe do NAS trouxe profissionais para dialogar sobre o importante assunto que atinge diferentes classes, gêneros, idades, etnias e crenças religiosas; dessa maneira, chamaram para palestrar aos presentes a psicóloga e psicanalista, Fernanda Braz Macedo Brederodes e o psicólogo do NAS, Rosemberg Belém.
Vale ressaltar que é possível encontrar ajuda através do Centro de Valorização da Vida (CVV), para apoio emocional e prevenção ao suicídio. Basta ligar gratuitamente e de qualquer linha telefônica, seja ela fixa ou móvel, para o número 188.
CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO
Comments