top of page
Buscar
Foto do escritorGRE-Arcoverde

TENDO COMO UM DOS TÓPICOS O CYBERBULLYING, FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA ACONTECE NA REGIONAL

Com o período letivo iniciado, a GRE-SMI tem agido, através das suas equipes, para impulsionar os gestores, professores, coordenadores e toda a equipe escolar para que a qualidade educacional possa crescer cada dia mais.



MATÉRIA: HILDA MACHADO





 

Por meio da Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema/Arcoverde (GRE-SMI), professores do Ensino Médio das escolas estaduais dos municípios de Arcoverde, Pedra, Sertânia e Venturosa se dirigiram, na manhã desta quinta-feira (12), ao auditório da própria Regional para a formação em Língua Portuguesa. Simultaneamente, no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) acontecia a formação em Educação Física, esta, reuniu no local todos os professores jurisdicionados pela Gerência que atuam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da disciplina.


Com o período letivo iniciado, a GRE-SMI tem agido, através das suas equipes, para impulsionar os gestores, professores, coordenadores e toda a equipe escolar para que a qualidade educacional possa crescer cada dia mais. As formações e colegiados servem para alinhar as ações propostas e proporcionar que a gerência e a escola possuam uma aproximação cada vez maior.


Com essas formações não foi diferente. A formação de Língua Portuguesa ministrada pelo professor formador Edmilson José de Sá, deu início aos grupos formativos que se sucederão no decorrer do mês com um determinado número de municípios por dia; o momento girou em torno do estímulo do aluno a investigação científica fazendo o uso de produções que consigam despertá-lo para a pesquisa, a leitura e a escrita. Para isso, foram feitas ligações entre os descritores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a realidade do discente.


“No início fizemos uma reflexão sobre o conhecimento, como eles chegam ao conhecimento, depois partimos para a leitura, porque eles precisam ler primeiro, para, depois, produzir”, frisou o professor Edmilson.

Além da roda de diálogos, oficinas foram propostas com temáticas da atualidade do jovem, como é o caso da utilização excessiva das Redes Sociais, para que o mesmo consiga utilizá-las de forma proveitosa na sua própria educação e o Cyberbullying, como forma de alerta para os professores e, também, alunos sobre o perigo que existe nas agressões virtuais.


“Nessa oficina utilizando como gêneros tipos de textos que refletem aquilo que ultimamente tem sido cotidiano para os alunos, inclusive, de interesse dos professores em corrigir determinados aspectos de indisciplina como é a questão do uso da Rede Social. A proposta, é utilizá-la em benefício do trabalho em sala de aula para que eles possam usá-la nos conhecimentos que eles possuem, nas redes que eles mais utilizam”, explicou o professor.

Enquanto acontecia na GRE a formação em Língua Portuguesa, na AESA os profissionais de Educação Física tiveram como pauta os Jogos Escolares, assim como, as Paraolimpíadas que, este ano, terão sua primeira edição em Arcoverde. Embora tenha iniciado ao mesmo tempo que a formação de Língua Portuguesa, a formação de Educação física teve dois turnos, atuando também como uma reunião com os professores por todo o período da tarde.



CONFIRA ABAIXO ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO DA FORMAÇÃO



13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page