top of page
Buscar
Foto do escritorGRE-Arcoverde

SEE REALIZA ENCONTRO FORMATIVO DO INVESTE ESCOLA INDÍGENA NA GRE-SMI

O momento contou com a presença dos representantes de todos os povos indígenas de Pernambuco, assim como, dos representantes da SEE.



MATÉRIA: HILDA MACHADO



 

Na manhã desta quarta-feira (11), a Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) realizou, por meio da Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema Arcoverde (GRE-SMI), um encontro formativo voltado para o Programa Investe Escola Indígena.


O momento contou com a presença dos representantes de todos os povos indígenas de Pernambuco, assim como, dos representantes da SEE na pessoa do superintendente de Política Educacional Indígena da SEE, Caetano Bezerra, da coordenadora de Programas e Projetos da Rede Escolar da SEE, Janaina Laetitia e do superintendente técnico de Gestão da Rede, Glaydson Santiago. O momento ainda contou com a presença do gerente da GRE-SMI, Marcelino de Araújo e aconteceu no próprio auditório da Regional de Arcoverde, levando os presentes a dialogarem sobre propostas que pudessem ser ajustadas a formulação do programa, de acordo com as demandas solicitadas pelos povos indígenas.


O gerente da regional, Marcelino de Araújo, explicou a importância que esse momento proporciona para que a informação possa ser passada.


“Esse foi um momento planejado e compartilhado pelos anseios deles. Os representantes da secretaria vieram para que as dúvidas pudessem ser tiradas e assim, de fato, seja possível aplicar os recursos da melhor forma possível”, declarou.

O Investe Escola é um programa de aplicação financeira dentro das escolas jamais visto no decorrer dos governos que presenciamos nos últimos 16 anos. Então, é preciso que a gente possa entender e refletir de acordo com as necessidades dos povos indígenas. Por isso, estamos aqui hoje, eles reivindicação e pediram por esse momento que vem para estudarmos as possibilidades, dentro das questões legais e legítimas, de atendermos os anseios dos povos indígenas de Pernambuco”, frisou Caetano Bezerra.

O Programa Investe Escola PE foi lançado no início de dezembro de 2021 e agora também vem sendo levado para as escolas indígenas. Ele tem como objetivo principal auxiliar cada instituição de ensino pertencente a rede estadual prestando assistência financeira e contribuindo para a manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica das unidades de ensino.


Dentre os assuntos abordados na pauta da reunião que foi ministrada por Janaina Laetitia, estavam a administração dos recursos do Plano de Aplicação Financeira (PAF) e a novidade no lançamento do Portal que norteará o programa e será liberado na próxima semana.


Sobre o foco da formação, Janaina Laetitia salientou a importância de adequar cada ação de acordo com as escolas indígenas.


“Viemos para apresentar, detalhar melhor, o que é o programa e levar as contribuições deles como proposta de recondução de ações através desse olhar novo para as especificidades e dificuldades de cada escola, para podermos adequar e ajustar. Queremos estreitar os laços e conhecer um pouco mais as prioridades dessas escolas, o que eles consideram necessidades prioritárias de aquisição através do Investe Escola e que, talvez, pelo formato do programa não estivessem sendo contempladas", disse Janaina Laetitia.


CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO



35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page