top of page
Buscar
Foto do escritorGRE-Arcoverde

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO EM PARCERIA COM A GRE-SMI PROMOVEM FORMAÇÃO DO CURRÍCULO DE PE

Foram cerca de 1.450 professores da rede estadual e municipal participando do processo que contou com a atuação de 28 formadores divididos em 23 salas e distribuídos em dois polos.


MATÉRIA: HILDA MACHADO


 

Nesta última segunda-feira (03), a Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), como fruto de uma articulação colaborativa com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/PE), através da Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema/ Arcoverde (GRE-SMI) e em parceria com as Secretarias Municipais de Educação realizou a formação do Currículo de Pernambuco.


Foram cerca de 1.450 professores da rede estadual e municipal participando do processo que contou com a atuação de 28 formadores divididos em 23 salas e distribuídos em dois polos. Foram escolhidos para recepcionar a formação reflexiva inicial ocorrida em Arcoverde, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Senador Vitorino Freire e o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Cícero Franklin Cordeiro.


De acordo com a coordenadora geral de Desenvolvimento de Ensino, Ivana Carla Soares, a nova proposta trará uma melhor estruturação no ensino e uma concordância entre os demais estados.


É de grande relevância para a educação básica a implementação do Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede estadual e rede municipal, pois a mudança do currículo de Pernambuco vem a partir da nova vigência da BNCC com a realidade do nosso estado, tendo como princípio, estar em consonância com a federação, evitando assim, algum tipo de prejuízo curricular para o aluno que se desloque de Pernambuco para outro estado” , destacou.

Todos os 16 municípios da microrregião jurisdicionados pela Regional estavam presentes para o momento formativo que abrangeu o turno da manhã e da tarde em uma programação voltada para a apresentação e implementação do documento curricular de Pernambuco que tem como base a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e atende a Educação Infantil e o Ensino Fundamental com os componentes curriculares que mantém o perfil democrático da construção já caracterizada pelo estado e tem como eixo norteador a necessidade de ampliar o debate com os profissionais educacionais além de respeitar e contemplar a identidade cultural, política, econômica, e social do Estado, assim como, princípios éticos e humanos.


Para a chefe dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da GRE-SMI, Cínthia Galindo, que também estava localizada em um dos polos representando a Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (FADURPE), essa construção formativa deverá agir nos formadores como um incentivo a transmissão do saber.


“A ideia é que essas pessoas se tornem multiplicadoras em suas redes, para que o Currículo do Ensino Fundamental deve passar a ser praticado e possa, realmente, fazer parte do processo formativo ao longo desse ano nas instituições. Esse grupo tem a responsabilidade de levar tudo que está sendo refletido aqui hoje para as escolas”, enfatizou.

O próximo encontro acontecerá no dia 3 de março na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) para o restante dos grupos, sendo uma parte voltada para os Anos Iniciais e Educação Infantil e a outra parte Língua Portuguesa e Matemática do 6º ao 9º ano na intenção de finalizar o processo, devido à carga horária de estudo desses grupos ser maior. Na ocasião, serão divididas 12 salas para comportar todos os participantes.




CONFIRA ABAIXO AS IMAGENS DE CADA POLO


POLO #1

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) CÍCERO FRANKLIN CORDEIRO






POLO #2

ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO (EREM) SENADOR VITORINO FREIRE



189 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page