top of page
Buscar
Foto do escritorGRE-Arcoverde

PROGRAMA ‘OLHAR PARA AS DIFERENÇAS’ CHEGA AO SERTÃO DO MOXOTÓ-IPANEMA, EM ARCOVERDE

Com a iniciativa, a Gerência Regional do Sertão do Moxotó-Ipanema (GRE-SMI) marcou presença com diversos representantes para privilegiar o momento.




MATÉRIA: HILDA MACHADO



 

Programa “Olhar para as Diferenças” é lançado por Paulo Câmara na última quinta-feira (15) em Arcoverde. Com a iniciativa, a Gerência Regional do Sertão do Moxotó-Ipanema (GRE-SMI) marcou presença com diversos representantes para privilegiar o momento. A ação tem como objetivo principal garantir uma melhor qualidade de vida para crianças entre 0 e 6 anos de idade que possuem algum tipo de deficiência.


O evento que possibilitou a iniciativa, foi anfitrionado pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) e contou com a participação do governador do Estado, Paulo Câmara, a primeira-dama, Ana Luiza Câmara, responsável pela coordenação do programa, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, a gestora da Gerência Regional de Educação de Arcoverde, Maria Ângela Cavalcanti de Andrade, os representantes da VI Gerência Regional de Saúde (GERES), além de secretários estaduais e prefeitos da região.

Para uma melhor introdução ao assunto, foram liberadas cartilhas para o aprofundamento em assuntos como Deficiência na Primeira Infância, Síndrome Congênita, doença que afeta os bebês cuja mãe contraiu o vírus da rubéola no período de gestação, e Zika Vírus, transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti.


Para a cerimônia de abertura, uma apresentação de dança do grupo “Forró dos Cadeirantes” foi a introdução perfeita para o público. Formado por alunos, que fazem utilização da cadeira de rodas para sua locomoção, da Escola Estadual Monsenhor José Kehrle, Câmara enfatizou o papel do governo como um forte instrumento para o desenvolvimento do portador de deficiência infantil e salientou o comprometimento que o Estado manterá em ampliar o programa para todas as regiões de Pernambuco.


“O Programa Olhar para as Diferenças é mais um desafio que estamos lançando. Que possamos acreditar, mesmo com tantas dificuldades e adversidades, na construção de políticas públicas planejadas. Queremos um Pernambuco de oportunidades para todos, por isso, estamos direcionando esse olhar. Queremos chegar nas camadas mais vulneráveis da população, porque enxergamos a necessidade de, cada vez mais, termos um olhar para as diferenças, como o próprio nome do programa diz", destacou.

Para complementar o programa, foram concedidos 100 kits de desenvolvimento infantil, incluindo jogos e materiais pedagógicos. Para o programa, foram capacitados cerca de 174 profissionais municipais para implementar ações do programa nos municípios e 13 veículos devidamente adaptados pra atender as necessidades específicas referente ao transporte dos usuários.


Também estava presente o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, que evidenciou as necessidades que o programa vem suprir e como o governador, Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza Câmara estão sendo fortes atuantes para a implantação do programa.


“Foi por meio do governador, de doutora Ana Luiza e de tanta gente que conseguimos realizar o “Olhar para as Diferenças”. Temos necessidade de um programa com um alcance como esse, que tem braços fortes na saúde, na educação e na assistência social", salientou.

A proposta de desenvolvimento infantil é parte do compromisso com o Marco Legal da Primeira Infância, instituído por decreto e assinado pelo governador Paulo Câmara. Com base em um mapeamento territorial feito na região do Sertão do Moxotó, foi possível direcionar as ações que compõem o programa "Olhar para as Diferenças" para os 13 municípios jurisdicionados através da VI GERES, pioneira no programa, sendo eles: Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa, diagnosticados na esquematização contendo cerca de 450 crianças com deficiência na fase da Primeira Infância.


Raquel Neposiano Da Silva, coordenadora regional da VI GERES de Arcoverde reforçou sobre o cuidado que o Programa está tendo para identificar cada criança.

“Viemos conversando com os secretários dos municípios das três áreas, vendo quis são os principais problemas que eles identificam. Nós já fizemos do programa um levantamento de quem são essas crianças, buscando as informações das três secretarias; na Saúde, aqueles que já fazem algum tipo de acompanhamento, de tratamento, na Educação, aqueles que já estão inseridos na Rede Escolar, através da Assistência Social, aqueles que já recebem benefício e, assim, a gente vai tentando conhecer quem são essas crianças, quais são as realidades que eles estão vivendo, as dificuldades, vendo qual vai ser o nosso trabalho em cada município, qual vai ser a nossa ação com cada criança e com cada família”, finalizou.



CONFIRA ABAIXO A NOSSA GALERIA COM ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO




3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page