Durante esses dois dias, a programação iniciou com uma breve reflexão, seguida por uma apresentação do Plano de Gestão do novo gerente, Marcelino Araújo. Após a palavra do gerente, o restante da equipe de coordenadores atuante na Regional assumiu a reunião.
MATÉRIA: HILDA MACHADO
Na manhã desta última terça-feira (28) a Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema / Arcoverde (GRE-SMI) realizou, juntamente dos gestores escolares das instituições de ensino jurisdicionados pela mesma, o primeiro colegiado de 2020 contando com a participação da coordenadora de Programas e Projetos da Rede Escolar na SEGE, Janaina Laetitia, que agregou valor e sanou dúvidas sobre Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Na ocasião, também estava presente o mestre em Gestão Financeira, Hericson Gueiros. Já na manhã de ontem (29), o colegiado aconteceu com os secretários municipais de educação, reunindo também alguns prefeitos da região, incluindo a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto. Ambos aconteceram no auditório da Gerência contando com a participação do gerente geral, assim como, da equipe do órgão para o alinhamento das propostas vinculadas ao novo ano letivo que está prestes a iniciar.
Durante esses dois dias, a programação iniciou com uma breve reflexão, seguida por uma apresentação do Plano de Gestão do novo gerente, Marcelino Araújo, que assumiu a GRE-SMI no dia 1º de janeiro e foi empossado oficialmente no dia 6 de janeiro. De acordo com Marcelino, melhorar a qualidade da educação na região, ser referência na administração pública de instituições de ensino no Estado e ter um total comprometimento com as gestões de ensino são alguns dos pilares que irão fundamentar suas ações; logo, em suas palavras iniciais de abertura ao momento, o seu princípio partirá da conexão com o professor. Tendo como um dos seus objetivos estreitar relações e criar uma maior conexão entre a Gerência e a Escola.
“As coisas acontecem lá na ponte e, às vezes, ficamos tão engessados em uma determinada função que acabamos por não mais enxergar o outro como aquilo que, inicialmente, fomos direcionados a ser: professor [...]. Estamos aqui só para conduzir. Às coisas acontecem lá na ponte e, é lá, que precisamos trabalhar”, destacou.
Professores são pontes que levam os alunos a novas descobertas e o desbravamento de novos conhecimentos, novos mundos, novos conceitos e ideias. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, já dizia Cora Coralina, uma das mais importantes escritoras brasileiras que já demonstrava a importante função de ponte que o professor assume.
Após a palavra do gerente, o restante da equipe de coordenadores atuante na Regional assumiu a programação nos dois dias. Várias temáticas foram abordadas e dentre elas estavam a integração da filosofia interdimensional às escolas estaduais da gerência, instituição das UEx, assim como, as ofertas de ensino a distância (EaD) e subsequente. Todas as reuniões tiveram como finalidade, o alinhamento das ideias, bem como o foco e o planejamento dos procedimentos que deverão acontecer durante o ano.
CONFIRA ABAIXO ALGUNS REGISTROS DOS DOIS MOMENTOS
Commentaires