top of page
Buscar
Foto do escritorGRE-Arcoverde

INFOMATIVO EDUCACIONAL: SAIBA IDENTIFICAR AS DIFERENÇAS ENTRE CADEIA ALIMENTAR E TEIA ALIMENTAR

Embora distintas entre si, as duas denominações conseguem se completar e, devido a isso, acabam gerando uma certa confusão e incompreensão quando tentamos entender cada uma.



MATÉRIA: HILDA MACHADO



 

No meio ambiente, diferentes organismos vivos necessitam de formas variadas de sobrevivência; assim como as ameaças podem fazê-los agir com mecanismos de defesa, a alimentação se caracteriza como uma ação básica, indispensável para garantir a sua existência.


Quando nos aprofundamos no estudo da Biologia e avançamos no que diz respeito a nutrição dos seres vivos compreendemos que, dentro de um ecossistema, as relações alimentares mantidas entre eles possuem duas denominações chamadas de Cadeia Alimentar e Teia Alimentar que, embora distintas entre si, conseguem se completar e, devido a isso, acabam gerando uma certa confusão e incompreensão quando tentamos entender cada uma.


Sendo um dos assuntos mais abordados em avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é importante estar com a informação bem fixada e foi pensando nisso que preparamos uma explicação breve e direta sobre as diferenças entre cadeia e teia alimentar que te ajudarão a compreender melhor e encerrar de vez com as dúvidas.


CADEIA ALIMENTAR


A cadeia alimenta possui um fluxo unidirecional de energia, ou seja, a direção que o consumo de energia assume é única, aderindo a um só sentido ilustrado com setas que definem o sentido. Confira o exemplo abaixo:


Planta > Coelho > Raposa > Coiote


No exemplo, a planta serve como alimento para o coelho que, por sua vez, é uma presa para a raposa, que acaba servindo de alimento para o coiote.



A cadeia alimentar também possui a característica de ser dividida em três grupos que compõem o nível trófico, sendo eles o grupo dos produtores, consumidores e decompositores. Cada grupo possui sua característica. Confira abaixo:


  • PRODUTORES São os organismos vivos chamados de autotróficos, ou seja, que produzem o próprio alimento. Um exemplo claro desse grupo são as plantas e algas que, por meio da fotossíntese e quimiossíntese produzem a própria matéria para a sua sobrevivência.

  • CONSUMIDORES Nesse grupo encontramos os animais, em geral, chamados heterotróficos. Os consumidores necessitam de outros seres vivos para que possam sobreviver. Ainda nesse grupo, é possível dividir quais os tipos de consumidores que podem ser caracterizados como consumidores primários sendo os herbívoros, ou seja, se alimentam de plantas que estão caracterizados no grupo dos produtores e os predadores, chamados de consumidor secundário, pois se alimentam do consumidor primário, consumidor terciário que se alimenta do consumidor secundário, consumidor quaternário que consome o terciário e assim por diante.

  • DECOMPOSITORES O grupo dos decompositores também são heterotróficos por não produzir o seu próprio alimento. Entretanto, devolvem para o meio os nutrientes que foram consumidos para que, através do processo de decomposição, possam ser reutilizados por outros seres vivos. Dentro desse grupo podemos encontrar as bactérias e fungos.


TEIA ALIMENTAR


Na teia alimentar, as relações alimentares entre os animais não possuem uma direção única. Sendo caracterizada basicamente como um conjunto de cadeias que compõem um ecossistema. Na teia alimentar, um ser vivo não assume apenas um nível trófico, conseguindo estar presente em diversos aspectos. Como o homem, por exemplo, que possui diferentes níveis em sua alimentação.



202 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page