Com um público de cerca de 80 pessoas, o evento teve como objetivo formar os técnicos dos setores da GRE-SMI sobre a metodologia escolar indígena.
MATÉRIA: HILDA MACHADO
A Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema Arcoverde (GRE-SMI), por meio da equipe da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE), abriu suas portas para anfitrionar os povos indígenas de Kambiwá, Kapinawá, Tuxá, Xukuru de Cimbres e Xukuru de Ororubá que dirigiram-se até a Regional, na manhã de hoje, quarta-feira (31), para a apresentação do Seminário da Educação Escolar Indígena voltado para os profissionais do órgão. As apresentações duraram até o turno da tarde.
Com um público de cerca de 80 pessoas, o evento teve como objetivo formar os técnicos dos setores da GRE-SMI sobre a metodologia escolar indígena. O encontro formativo possibilitou que cada participante do seminário compreendesse como cada povo aborda as suas especificidades, entendendo como essa educação se dá em cada povo e estreitando, assim, os laços entre eles e a Gerência Regional.
O início do evento foi marcado por um ritual de abertura, logo após o gerente regional da GRE Arcoverde, Marcelino de Araújo, que esteve presente, realçou sobre a importância de momentos assim para a educação. Seguindo sua fala, a representante da Comissão de Professores Indígenas em Pernambuco (COPIPE), Francisca Kambiwá, convidou algumas lideranças indígenas para falar sobre a importância da preservação e cuidado com a mãe-terra. Em seguida, ela abordou em sua fala um pouco sobre a COPIPE que reúne representantes de todos os povos indígenas de Pernambuco e tem como foco principal desenvolver ações coordenadas em prol da garantia do direito à educação escolar específica, diferenciada e intercultural no estado.
Posteriormente a fala de Francisca Kambiwá, deu-se início as apresentações dos povos, apresentando os Projetos Políticos Pedagógicos de estrutura, funcionamento e Gestão da educação escolar indígena, tal qual, seus projetos de futuro.
CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO
Comentarios