top of page
Buscar
Foto do escritorGRE-Arcoverde

GRE-SMI RECEBE EQUIPE DA UACP PARA AÇÃO FORMATIVA VOLTADA PARA OS EDUCADORES DE APOIO

Dentre os assuntos tratados na palestra, o papel do Educador de Apoio para garantir o direito a educação foi evidenciado.




MATÉRIA: HILDA MACHADO



 

Nesta quarta-feira (1º), a Gerência Regional de Educação do Serrão do Moxotó-Ipanema Arcoverde (GRE-SMI) abriu as suas portas para receber a equipe da Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) por meio da equipe da Unidade de Acompanhamento à Coordenação Pedagógica (UACP), que faz parte da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE). A Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE), pertencente a própria Gerência, também apoiou a ação na unidade de ensino arcoverdense. Todo o evento foi destinado aos profissionais Educadores de Apoio jurisdicionados pela Regional.


Com o tema: Educadores de Apoio em Foco, o momento contou com a presença da gerente Geral de Ensino Fundamental e Médio, Regina Celi e da técnica da UACP, Adriana Amorim; da técnica da GEPAF e UACP, Luiza Maria e da técnica da GEPAF, Inez Almeida e proporcionou a participação da professora de História , especialista em Gestão de Sistemas Educacionais e, atualmente, assessora do projeto da Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação – Itaú Social/Instituto Positivo, Pilar Lacerda, que palestrou o tema: A Formação Continuada em Serviço e os Desafios da Gestão Pedagógica para os presentes.


Dentre os assuntos tratados na palestra, o papel do Educador de Apoio para garantir o direito a educação foi evidenciado. Outros tópicos também foram abordados, como o alto reconhecimento como profissional, estar em uma constante busca de aperfeiçoamento, a prática da inclusão, equidade e qualidade educacional, a capacidade de tomada de decisões, Gestão Democrática, Comunidade de Aprendizagem e, a prática da Escuta Ativa que possibilita que os diálogos se tornem mais eficientes, entendendo que, precisa-se haver dedicação no ato de ouvir e compreender o que o outro tem a dizer.


“Os educadores de apoio, os coordenadores pedagógicos, tem um espaço grandioso para elaborarem um suporte pedagógico para a formação dos professores e professoras das escolas. Essa formação constante, assim como, o trabalho e a ressignificação do que se fez, é um papel muito transformador da Coordenação Pedagógica e da Gestão da escola”, declarou Pilar Lacerda.

“Começar esse momento formativo presencialmente com essa equipe é muito significativo, traz uma força para esse profissional que exerce essa função na escola, e ainda tem, de certa forma, um prêmio que podemos considerar, que é o reconhecimento, o reconhecimento não somente do trabalho, mas também, o financeiro. O Educador de Apoio, a partir deste semestre, ganhará gratificação, como alguém que faz parte da equipe escolar. Sendo bonificado pelo Estado, esse que vem valorizando esse profissional e eu acho que tudo isso, além de ser o reconhecimento do trabalho desse profissional, também é uma forma de fazer com que ele possam enxergue a sua importância. A palestra da professora Pilar Lacerda nos trouxe muitos momentos de reflexão e nos fortalece, para que pensemos de maneira geral sobre o nosso trabalho pedagógico. O Educador de Apoio é o reflexo do trabalho pedagógico na escola, é o coração. Temos o hábito de dizer que a CGDE é o coração da GRE, e a SEDE, o coração da Secretaria de Educação. Ficamos realmente de coração cheio hoje. Foi muito abundante esse processo, porque quando a gente reflete a educação, e acredita nisso, ficamos muito felizes quando trazemos alguém que realmente nos faz pensar Educação como aquilo que acreditamos. Foi um casamento”, avaliou a coordenadora da CGDE, Cínthia Galindo

O gerente da GRE-SMI, Marcelino de Araújo, em suas palavras, fortaleceu a relevância que e formação possui para os profissionais.


“O momento de hoje é extremamente positivo para o cargo de Educador de Apoio, por extrato de uma ação da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, para favorecimento da função nas escolas. Foi uma ação pensada para toda a rede, sendo desenvolvida por todas as Gerências Regionais, através da Secretaria. Ela tem continuidade dos processos formativos que, tanto a Gerência Regional de Educação desenvolve, como também, a própria Secretaria. É um apoio enorme que esse momento nos traz, para integrar, ainda mais, as ações do Educador de Apoio junto às escolas”, declarou.

Além da palestra, os Educadores de Apoio tiveram um espaço reservado para debater o tema proposto e participaram de uma oficina que teve a temática: Planejamento: Construindo Pontes Para as Aprendizagens.




CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO



77 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page