top of page
Buscar
Foto do escritorGRE-Arcoverde

GRE-SMI RECEBE EQUIPE DA SEIP PARA REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO SUPERAÇÃO

É de extrema importância o envolvimento intenso das instituições escolares, por meio dos gestores e assistentes de gestão, para que o projeto possa, verdadeiramente, envolver os estudantes neste ano de 2022.



MATÉRIA: HILDA MACHADO



 

A Secretária de Educação e Esportes do Estado (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional (SEIP), organizou na Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema Arcoverde (GRE-SMI), na manhã desta última quarta-feira (25), um encontro com os gestores e assistentes de gestão jurisdicionados pela GRE-SMI.


O objetivo da reunião foi a apresentação do Projeto SuperAção para as Escolas de Referência em Ensino Fundamental (EREF), Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM), Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) e Escolas Técnicas Estaduais (ETE). Na ocasião, estavam presentes a gerente geral de Educação Integral, Maria Ângela Andrade, o gestor das Escolas Integrais de 35h, Bruno Arruda, e a coordenadora da Equipe de Monitoramento da Gerência Geral de Educação Integral (GGEI), Helena Moreira.


Embora o momento tenha partido de uma iniciativa da SEE, a Regional de Arcoverde preparou uma acolhida para recepcionar a todos com uma apresentação especial de Samba de Coco feita pelos estudantes protagonistas da ETE Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, localizada no município de Arcoverde.


O encontro teve como título: “2022 – O Ano da Virada! Virar a Chave Mudando a Perspectiva” e apresentou o projeto que propõe um “super esforço revelado em ações concretas” baseadas principalmente no Desenvolvimento Socioemocional e nas Matrizes de Recomposição das Aprendizagens que englobam arranjos didáticos, planejamento com foco e diferenciação pedagógica, avaliação para aprendizagem e também acolhimento para engajamento.


“Nós estamos rodando com o SuperAção e fortalecendo as gestões escolares nos aspectos de recuperação de aprendizagem como nas questões Socioemocionais; estamos utilizando estratégias que já possuímos por meio das Alavancas de Sucesso com um acompanhamento pedagógico mais de perto”, explicou Bruno Arruda.

As Alavancas de Sucesso baseiam-se em alguns pontos como Estudo Orientado, Nivelamento, Projeto de Vida, Grupo de Protagonistas, Monitoria, Acolhida Diária, Ação Protagonista de Acolhida e Eletivas para engajar ainda mais o estudante na instituição de ensino.


Sobre o projeto SuperAção, a gerente geral de Educação Integral, Maria Ângela Andrade explicou como o projeto assume um grau de importância para o estimulo das ações escolares.


“O Projeto SuperAção nutre em nós um sentimento de gratidão. Ele foi idealizado com o objetivo de fortalecer as ações das escolas e engajar as nossas Gerências Regionais do estado para a oferta de uma educação de qualidade social para nossos jovens, através da potencialização das Alavancas de Sucesso nesse momento de ‘virada de chave’ que estamos vivenciando”, expressou.

É de extrema importância o envolvimento intenso das instituições escolares, por meio dos gestores e assistentes de gestão, para que o projeto possa, verdadeiramente, envolver os estudantes neste ano de 2022 que objetiva guinar ainda mais a educação de Pernambuco que possui destaque por todo o país mas, como todos os outros estados, também sofreu por conta da pandemia com o ensino remoto.


“Esse projeto tem um estilo diferente, porque os gestores que estavam conosco aqui precisavam, de fato, ter essa noção de que estamos em um ano diferente, de modo que já o chamamos de Ano da Virada. Logo, diferente, pois vem para que nós possamos alavancar a questão da aprendizagem dos estudantes, principalmente daqueles que tiveram problemas nesse aspecto. Podemos dizer que o ano de 2021 foi um ano um pouco difícil e, neste ano, nos encontramos um pouco mais confortáveis, mas os gestores e os assistentes de gestão precisavam começar a trabalhar com uma visão ampla de que nós precisamos correr atrás dos prejuízos ocorridos. Entendemos que os resultados não foram bons no ano passado, mas, entendendo que houve regressão em algumas escolas, este ano precisamos resgatá-las. Com toda certeza, os gestores irão abraçar esse novo projeto chamado SuperAção”, declarou a Coordenação Geral de Educação Integral e Profissional (CGIP), Socorro Santos.



CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO




205 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page