top of page
Buscar
Foto do escritorGRE-Arcoverde

GRE-SMI REALIZA, POR MEIO DA CGIP, FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR DE APOIO PEDAGÓGICO

Diferente do Educador de Apoio, que lida diretamente com o professor, o Professor Apoio Pedagógico lida diretamente com o estudante.



MATÉRIA: HILDA MACHADO



 

A Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema Arcoverde (GRE-SMI) realizou, por meio da Coordenação Geral de Educação Integral e Profissional (CGIP), uma Formação Continuada de Professor de Apoio Pedagógico na manhã desta quarta-feira (18) para instruções sobre suas atribuições e o quão elas são fundamentais para o resultado da escola e o desenvolvimento do estudante. O encontro formativo foi totalmente presencial; os professores da área foram recepcionados por uma acolhida proporcionada pelos estudantes protagonistas da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Senador Vitorino Freire, localizada no município de Arcoverde, que fizeram uma bela apresentação de forró.


Diferente do Educador de Apoio, que lida diretamente com o professor, o Professor Apoio Pedagógico lida diretamente com o estudante. Ele analisa evidências surgidas em conflitos com estudantes, mediando e articulando com as partes envolvidas, visando colaborar com a solução. Acompanhando a execução das atividades desenvolvidas na escola, à luz da educação interdimensional, o Professor Apoio estimula a atuação dos estudantes nos diferentes espaços escolares, de maneira a acompanhar, disseminar e fortalecer as ações que contribuem para o desenvolvimento efetivo do protagonismo juvenil desenvolvendo estratégias para potencializar os impactos positivos da escola no projeto de vida dos estudantes.


O profissional tem um papel extremamente importante para ajudar a fortalecer a comunicação interna na instituição escolar, estimulando a utilização planejada e organizada das instalações das escolas para a realização de eventos e apoiando os estudantes com ações e atitudes que visão a superação dos obstáculos ao seu pleno desenvolvimento como pessoas e como cidadãos, exercitando a pedagogia da presença que defende a assiduidade do professor na sala de aula, pois, além de direcionar a aprendizagem, ela estimula o estudante a explorar o seu potencial.


O momento contou com a organização da coordenadora geral da Educação Integral e Profissional da GRE-SMI, Socorro Santos e, também, contou com a presença das professoras multiplicadoras, Ana Karina de Oliveira Galindo e Fernanda Danielle Lopes.


“Essa formação é muito importante, pois podemos juntar esses Professores de Apoio, mostrando para cada um deles as suas atribuições, que eles fazem parte de um vínculo muito importante dentro da escola, vínculo esse que é estar junto do estudante, usando a Pedagogia da Presença e auxiliando na aprendizagem, porque os resultados da escola também dependem deles, a partir do momento que eles procuram ver os estudantes que estão abaixo da média e podem dar essa assistência a ele, buscando também as famílias, isso é muito importante. Isso refletirá nos resultados, principalmente daqueles que estão abaixo da média. Eles detêm problemas desses alunos que querem ser ouvidos, que querem alguém para dar apoio em alguns momentos dentro da escola. Então, esse momento aqui, com o Professor de Apoio, é muito importante para eles e não somente para eles, mas para nós também”, enfatizou Socorro Santos, sobre a importância do evento.

Dentre os assuntos abordados estavam as Alavancas do Sucesso da Educação Integral, os Pilares da Educação, e o projeto Semear: a caminho do futuro, que acontecerá no dia 27 deste mês de maio e terá como tema para este ano: identidade. O evento acontecerá na EREM José de Almeida Maciel, localizada no município de Pesqueira.




CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO





189 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page