top of page
Buscar
Foto do escritorGRE-Arcoverde

GRE-SMI, REALIZA MOSTRA REGIONAL DE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS DO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA

O evento teve início na manhã desta quarta-feira (19), no auditório da própria gerência, e durou até o período da tarde reunindo os 16 municípios jurisdicionados pela Regional.



MATÉRIA: HILDA MACHADO



 

A Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema Arcoverde (GRE-SMI) realizou uma Mostra Regional de Experiências Inspiradoras do Programa Criança Alfabetizada (PCA). O momento foi organizado pela Unidade de Acompanhamento de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UEA/Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação – CGDE) através da equipe da Superintendência de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (SUEAI). O evento teve início na manhã desta quarta-feira (19), no auditório da própria gerência, e durou até o período da tarde reunindo os 16 municípios jurisdicionados pela Regional representados pelos coordenadores municipais, formadores da Educação Infantil e Anos Iniciais de cada município e professores selecionados para apresentar suas experiências inspiradoras executadas com os estudantes.


Essa etapa regional de boas práticas que geram inspiração através de uma realização de sucesso, possuiu como objetivo central evidenciar as ações pedagógicas feitas no cotidiano da escola junto as crianças, de maneira presencial, após dois anos de vivências desenvolvidas de maneira remota.


Na parte da manhã, a acolhida ficou por conta da apresentação da formadora da Educação Infantil de Arcoverde, Izabel Rodrigues, que fez uma contação de história com o título Arca Viajante, logo após, foram apresentadas as 16 experiências executadas com os estudantes da Educação Infantil; já no período da tarde, a apresentação de acolhida foi feita pelas crianças da Escola Municipal Ivany Bradley e da Escola Municipal Alfabeto, ambas situadas em Arcoverde, que apresentaram um cordel em homenagem ao dia do professor ocorrido no último dia 15. Posteriormente a apresentação, mais 16 professores apresentaram os seus projetos, dessa vez, feitos com as turmas dos Anos Inicias do Ensino Fundamental.


Os profissionais tiveram cerca de 10 minutos para explanar sua ação com os estudantes, eles apresentaram um conjunto de conteúdos multimídia com imagens, textos, áudios e vídeos demonstrando o desempenho das atividades que abrangem Práticas de Alfabetização e Letramento; ações que consideram a criança no centro do planejamento como sujeito ativo na construção do conhecimento e que aprende através de interações e brincadeiras. Foram apresentadas pelos docentes diversas ações, desde contagem de histórias, educação alimentar e ambiental, até brincadeiras educativas e estimulantes. Após as apresentações feitas aos presentes, uma experiência de Educação Infantil e uma de Anos Iniciais será selecionada posteriormente para representar a Regional no II Seminário de Experiências Inspiradoras que ocorrerá no mês de novembro em Recife.


A culminância, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas, ainda teve a presença das técnicas da SUEAI, Ana Rubia Arruda da Silva e Janaina Carla da Rocha, que estiveram durante todas as apresentações e fizeram suas considerações ao longo do dia.


Ana Rubia falou sobre como essa ação colabora para o enaltecimento dos professores e realçou sobre a importância do compartilhamento das ideias executadas com bons resultados.


“Vemos que o Programa Criança Alfabetizada trabalha para que seja promovido esse processo de Alfabetização e Letramento que se inicia na Educação Infantil e o Seminário vem justamente para valorizar o trabalho do professor, as práticas pedagógicas que podem inspirar outros professores, o compartilhamento de coisas que foram boas, positivas, que deram certo e que garantem os direitos de aprendizagem da criança como protagonista desse processo de aprendizagem”, disse Ana Rubia.

Janaína Carla também aproveitou o momento para enfatizar a importância das práticas acontecerem de forma presencial.


“A alfabetização é muito específica, é um trabalho que não acontece de um dia para o outro, então quando a prática que inspirou o meu trabalho deu certo, significa que eu já fiz algo anterior a ela. Não é algo único, definido, que terminou ali; eu fiz algo antes e vou fazer algo depois. Quando temos um evento desses, é uma amostra de um trabalho, de uma sala que vem trabalhando desde o início do ano até aqui. Então, eu só tenho que agradecer o momento, a iniciativa das meninas da UEA e essa possibilidade de sair do remoto pois o acolhimento que a gente recebe, o aconchego através das pessoas mostrando o que fizeram em suas turmas e deu certo, inspirando outros professores a fazerem igual, ou melhor, é perfeito! É algo que, somente as crianças, de fato, podem definir o que elas estão recebendo”, enfatizou Janaína Carla.

Executar a Mostra de forma presencial foi uma iniciativa da Regional de Arcoverde, possibilitando um momento de interação e partilha de ideias ao possibilitar que os projetos pudessem ser apresentados, não somente as equipes responsáveis pela seleção das práticas, mas também, pelos outros municípios. Ao fim do encontro, os professores que apresentaram seus projetos ganharam certificados da equipe da GRE-SMI.




CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO



18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page