top of page
Buscar
Foto do escritorGRE-Arcoverde

GRE-SMI REALIZA II SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 2023

O Seminário Regional foi realizado de maneira a reconhecer e fortalecer o planejamento na Educação Escolar Indígena (EEI) pelos próprio povos e organizações da EEI.



MATÉRIA: HILDA MACHADO




 

A Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema Arcoverde (GRE-SMI) realizou, por meio da equipe do Núcleo de Educação Escolar Indígena (NEEI), em parceria com a Unidade de Acompanhamento de Educação Infantil e Anos Inicias do Ensino Fundamental (UEA); Unidade de Acompanhamento de Educação de Jovens e Adultos (UJC); Unidade de Acompanhamento de Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio (UFM); e o Núcleo de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania (NID), o II Seminário Regional de Educação Escolar Indígena 2023 nesta última quarta-feira (31) com a participação dos povos Kapinawá, Kambiwá Baixa da Alexandra, Kambiwá Nazário, Xukuru de Cimbres, Xukuru de Ororubá e Tuxá.


O momento ocorreu no próprio auditório da Gerência que abriu suas portas para recepcionar um público de cerca de 100 pessoas formado por representantes da Comissão de Professoras e Professores Indígenas de Pernambuco (COPIPE) no povo; dos docentes indígenas, coordenadores Gerais da Educação Escolar Indígena (EEI) em cada povo, equipes de coordenadores Pedagógicos nas Escolas Indígenas e técnicos da GRE-SMI.


O evento, que durou toda a manhã e parte da tarde, ainda contou com a presença do superintendente de Política Educacional Indígena da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SUPIN), Caetano Bezerra Barboza Neto e do gerente da GRE Arcoverde, Marcelino Gomes de Araújo.


O Seminário Regional foi realizado de maneira a reconhecer e fortalecer o planejamento na Educação Escolar Indígena (EEI) pelos próprio povos e organizações da EEI. Ele aparece como continuidade a elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Indígena em cada povo, fortificando a Formação Continuada das professoras e professores indígenas para a implementação do PPP, em consonância com o projeto de futuro de cada povo; dessa forma, cuidando da formação de todos os que atuam na Escola Indígena, de maneira a considerar os impactos das políticas públicas acerca do currículo, da implementação do Novo Ensino Médio e das diversas ações da política e das modalidades ofertadas pela EEI.


A Culminância tem caráter de escuta avaliativa e de proposição de ações pedagógicas e das políticas ofertadas aos povos indígenas jurisdicionados à GRE-SMI/Arcoverde, sendo proposto em consequência da avaliação positiva do Seminário de Educação Escolar Indígena de 2022 que tratou dos Projetos Políticos Pedagógicos. Este ano, a ação focou na Avaliação e Plano de Ação Pedagógica como documento complementar àquele PPP.


Na ocasião, o momento de acolhida ficou por conta dos representantes indígenas pertencentes as aldeias presentes, que apresentaram um ritual como abertura; posteriormente a acolhida, e antecedendo as apresentações dos povos, os técnicos da Gerência presentes ainda trouxeram como tópicos da pauta diálogos no que se refere aos olhares sobre a sala de aula; Práticas Pedagógicas, Planejamento e Letramento nas instituições de ensino indígenas.


Após cada apresentação do Seminário, cada povo entregou o seu Plano de Ação ao Superintendente da SUPIN e ao gerente da GRE-SMI Marcelino de Araújo.




CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO





CONFIRA ABAIXO O VÍDEO!




27 visualizações0 comentário

留言


bottom of page