top of page
Buscar
Foto do escritorGRE-Arcoverde

GRE-SMI REALIZA II FORMAÇÃO DO PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO

O Programa Melhoria da Educação (PME), trata-se de um eixo do Programa Criança Alfabetizada (PCA) voltado para as equipes técnicas das redes municipais.



MATÉRIA: HILDA MACHADO




 

A Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema Arcoverde (GRE-SMI) recepcionou na manhã desta quarta-feira (3), os coordenadores e formadores do Programa Criança Alfabetizada vindos dos municípios jurisdicionados pela Gerência para a segunda formação presencial do ano voltada para o Programa Melhoria da Educação. O momento, que ocorreu respeitando os protocolos contra a COVID-19, também serviu para estreitar os laços entre o Estado a Regional e os municípios gerando um encontro colaborativo que auxilia os avanços na alfabetização e no desenvolvimento dos estudantes.


O Programa Melhoria da Educação (PME), trata-se de um eixo do Programa Criança Alfabetizada (PCA) voltado para as equipes técnicas das redes municipais, com o objetivo de fortalecer as secretarias de educação do município buscando, assim, uma qualidade na educação cada vez mais elevada. Dessa maneira, conta com a participação de alguns parceiros importantes como a Comunidade Educativa (CEDAC) e o Itaú Social que, aliados ao Estado, ajudam na promoção de uma colaboração que instrui a troca de experiências e trazem o conhecimento para o dia a dia da gestão educacional. A formação continuada motivada pelo PME proporciona instruções direcionadas aos princípios básicos de liderança, como gestão do tempo, gestão de pessoas, gestão de processos, gestão de espaços, gestão de recursos, além de gestão do acompanhamento, monitoramento e avaliação das aprendizagens.


O gerente da GRE-SMI, Marcelino de Araújo, esteve presente no momento. Um dos pontos altos da sua fala trouxe a importância do fortalecimento educacional e do desenvolvimento de competências em gestão para o avanço das escolas.


“É muito importante que nós possamos nos fortalecer como um todo. Ou seja, o Criança Alfabetizada chegando, não apenas para a formação dos professores, para o trabalho direto pedagógico, mas, também, tendo o eixo Gestão, que é tão importante, para que as ações sejam integradas como um todo nas escolas”, enfatizou.

Um dos momentos de destaque da manhã, foi a participação por meio de vídeo conferência da representante da CEDAC, Maura Barbosa, que reforçou a relevância existente no compromisso em qualificar a gestão da aprendizagem.


“Trabalho no CEDAC há 21 anos e fiz uma opção profissional que é trabalhar com diretores de escola, com a equipe de secretaria e, assim, ajudar a Secretaria de Educação de muitos municípios com um único objetivo: que a secretaria e as equipes de secretaria possam ajudar os diretores a compreender e atuar para a efetivação da política pública porque é dentro da escola que as coisas de fato se estruturam, acontecem, se materializam”, destacou.

O segundo momento de destaque ocorreu após o diálogo com Maura, com a apresentação cultural de duas alunas da rede municipal de ensino. A dupla formada por Adrielly Celine de Almeida Brito, de 8 anos e Esther Raphaely Leite Barros, de 7 anos, estudantes do 2º Ano F do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alfabeto, localizada no Município de Arcoverde, foi responsável por recitar lindamente e de forma fluída um poema intitulado Gestão Escolar, escrito pela técnica pedagógica dos Anos Iniciais e também formadora do PCA no município, Giani Siqueira.


Ao fim do evento, a coordenadora da Coordenação Geral de Gestão da Rede (CGGR), Simone Lira que, junto a Coordenação Geral de Planejamento e Articulação (CGPA) e a Coordenação Geral de Educação Integral e Profissional (CGIP) atuam na GRE-SMI e organizaram esse momento, frisou como a qualificação proporcionada através do Programa Melhoria da Educação irá estimular os avanços no ensino.


“Esse era um sonho muito antigo nosso: ter acesso aos gestores municipais; então, agora temos uma política pública educacional que nos dá essa oportunidade de, em parceria com os formadores técnicos dos municípios jurisdicionados à nossa regional, conseguir fazer essa formação chegar até os nossos gestores municipais para que possamos qualificar ainda mais a educação dos municípios que são nossos parceiros, pois, os estudantes dos municípios também são nossos estudantes, eles vêm para nossa rede. Então, precisamos trabalhar juntos, de mãos dadas e esse programa, Melhoria na Educação, como o nome já diz, vem justamente para nos fortalecer nesse sentido”, evidenciou.



CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM OS REGISTROS DO MOMENTO




77 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page