Todo o evento acorreu nas dependências da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Carlos Rios, no município de Arcoverde, e contou com a participação de estudantes e professores das escolas estaduais jurisdicionadas pela Regional que puderam expor seus projetos desenvolvidos em parceria com as escolas.
MATÉRIA: HILDA MACHADO
A II Feira de Ciências da Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema Arcoverde aconteceu com a realização da equipe da GRE-SMI, durante a manhã e parte da tarde desta quarta-feira (21); todo o evento acorreu nas dependências da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Carlos Rios, no município de Arcoverde, e contou com a participação de estudantes e professores das escolas estaduais jurisdicionadas pela Regional que puderam expor seus projetos desenvolvidos em parceria com as escolas.
Contando com temáticas que abrangiam todas as áreas de conhecimento, como ciências, arte, cultura, linguagem, robótica e meio ambiente, a competição contou com a participação de 15 escolas estaduais do Ensino Fundamental e 27 do Ensino Médio e possuiu duas categorias de premiação estudantil, sendo elas: Divulgação Científica Ensino Fundamental e Iniciação Científica Ensino Médio, para que os estudantes pudessem expor em seus estandes as suas ideias criativas que sequentemente foram analisadas por uma equipe selecionada para julgar os trabalhos.
Todos os expostos pelos estudantes ocorreram na quadra da EREM Carlos Rios e mobilizou cerca de 85 estudantes com os mais variados temas. Os demais discentes de escolas acompanhadas pela Gerência de Arcoverde, que não participaram ativamente na concepção das apresentações, ainda estiveram presentes para prestigiar os colegas. Escolas da Rede Privada e Municipal de ensino também foram convidadas.
Já os professores, entraram na competição através da categoria Educação Científica, e também trouxeram seus trabalhos que foram exibidos para uma banca que julgou a explanação de cada um. Ao todo, 30 docentes apresentaram suas abordagens científicas, sendo divididos em dois grupos de 15, que foram localizados em salas distintas na própria EREM.
Todo o evento ainda aconteceu concomitantemente com a atuação de diversos estudantes que transpareceram seus talentos através do Cordel, apresentações de dança por meio do Xaxado e do Samba de Coco e musicais com bandas e cantores solo. Ao todo, foram 12 apresentações.
Ao fim do evento, os vencedores foram premiados pelo gerente da Regional de Arcoverde, Marcelino de Araújo, que parabenizou e entregou o troféu para os destaques do dia que foram: Escola Joaquim Guedes Correia Gondim Neto, localizada na cidade de Ibimirim, que venceu na categoria Divulgação Científica Ensino Fundamental, pelo tema intitulado de Uma Abordagem Pedagógica Acerca da Geometria Instintiva; posteriormente, o segundo troféu foi entregue a EREM Pedro Bezerra de Melo, também no município de Ibimirim, na categoria Iniciação Científica Ensino Médio, que impressionou com Desenho e Pintura: Arte Transformando Vidas.
Além do troféu físico, ambas as escolas receberam R$ 1 mil como incentivo para dar continuidade aos projetos e uma credencial para participar no Ciência Jovem, que é uma das maiores e mais antigas feiras de ciência do Brasil e acontece anualmente em Pernambuco pelo Espaço Ciência – Museu vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.
Seguidamente, na categoria Educação Científica, o professor que recebeu o troféu foi George Manoel Farias de Melo, com o tema: Sociedade, Educação e Cultura a Partir de Capitães de Areia, atuante na EREM Comendador Manoel Caetano de Brito, situada em Poção. Ele também foi premiado com R$ 1 mil como forma de estimular a continuidade de suas pesquisas.
Além da participação do gerente, dos coordenadores e técnicos atuantes na GRE-SMI, o evento ainda contou com a participação da professora da Gerência de Políticas Educacionais dos Anos Finais do Ensino Fundamental (GEPAF) da Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), Inez Almeida, que comentou sobre sua alegria em poder estar presente na feira de ciências.
“Foram socializados maravilhosos Projetos Pedagógicos, por estudantes e docentes, das Escolas sob jurisdição da GRE. Foram trabalhos instigantes, de valor imensurável, científico, social, político e cultural. Foi muito gratificante, poder ter participado destes momentos, junto a vocês. Foi um grande prazer e alegria, estar aqui, representando a GEPAF e nossa gerente Shirley Malta”, disse.
Todos os estudantes que participaram, tanto nos estandes, quanto no palco do Espaço Talentos, ganharam medalhas pela atuação.
CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO
Comentários