Educação Infantil e Anos Iniciais 2021
MATÉRIA: HILDA MACHADO
A Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema/Arcoverde (GRE-SMI) abriu as portas do seu auditório durante dois dias seguidos que foram dedicados a I Mostra Regional das Experiências Exitosas do Criança Alfabetizada da Educação Infantil e dos Anos Iniciais 2021. O evento iniciou-se na manhã desta última terça-feira (21) e teve sua continuidade e finalização na manhã de hoje (22). O encontro foi o primeiro do PCA a acontecer de forma presencial desde o início do período pandêmico que forçou as reuniões a acontecerem remotamente. Todo o momento respeitou os protocolos de prevenção contra a COVID-19.
A abertura nos dois dias ficou por conta da participação da Secretaria Municipal de Educação de Arcoverde por meio da professora e cantora, Silvia Regina e do sanfoneiro, Wanderley Ramos que, juntos, abrilhantam o momento cantando o hino de Arcoverde seguidos por um repertório musical empolgante que embalou a todos no ritmo do forró. Já no segundo momento, seguindo a participação da dupla musical, uma dupla formada por Adrielly Celine de Almeida Brito, de 8 anos e Esther Raphaely Leite Barros, de 7 anos, estudantes do 2º Ano F do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alfabeto, localizada no Município de Arcoverde, fez a acolhida recitando lindamente um poema escrito pela técnica pedagógica dos Anos Iniciais e também formadora do PCA no município, Giani Siqueira.
O objetivo da Mostra foi a recepção calorosa dos professores formadores e coordenadores do Programa Criança Alfabetizada (PCA) que vieram dos 16 municípios jurisdicionados pela regional para expor suas práticas pedagógicas vivenciadas por suas turmas – em sala de aula ou de forma hibrida - baseadas no Currículo de Pernambuco na Alfabetização e no Letramento.
O gerente da Regional, Marcelino de Araújo esteve presente e parabenizou os municípios pela desenvoltura em meio aos desafios que o tempo atual propôs. Também aproveitou para agradecê-los pelo empenho e dedicação em ter um olhar atento ao Programa Criança Alfabetizada.
O momento girou em torno das exposições que foram executadas por professores formadores do PCA e coordenadores da microrregião. Tudo aconteceu de forma dinâmica, de maneira que eles puderam fazer uso de ferramentas gráficas e vídeos dos estudantes interagindo com a metodologia proposta por cada escola com a finalidade de retratar a forma que cada instituição conseguiu administrar essa readaptação do ensino, que precisou passar por mudanças desafiadoras, saindo do presencial para o remoto e agora atuando de forma hibrida para fortalecer a qualidade educacional.
O acontecimento teve ainda a participação da formadora do PCA, Maria das Graças Jácome, que também é gestora adjunta da única escola de Ensino Regular jurisdicionada pela GRE-SMI que possui Anos Iniciais, a Escola Estadual Apolônio Alves da Silva, localizada no município de Ibimirim. Ela realçou a relevância que o momento proporciona por possibilitar o conhecimento das práticas vividas em cada instituição.
“É um momento muito importante, pois conhecemos as práticas que estão sendo desenvolvidas nas escolas e que estão promovendo a evolução da aprendizagem das crianças nesse tempo tão difícil. Aqui compartilhamos nossas experiências. É muito oportuno!”, enfatizou.
CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM OS REGISTROS DO MOMENTO
留言