O encontro foi ministrado pela professora Otaciana Aciole e contou com o tema: Currículo de Pernambuco – Focando na Leitura, nos Campos de Atuação e nos Gêneros Textuais.
MATÉRIA: HILDA MACHADO
Na manhã desta última quinta-feira (02), a Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema Arcoverde (GRE-SMI) realizou, por meio da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE), uma Formação de Língua Portuguesa para o Fundamental Anos Finais. O encontro formativo foi direcionado aos professores atuantes nesta segunda etapa do Ensino Fundamental.
O encontro foi ministrado pela professora, Otaciana Aciole e contou com o tema: Currículo de Pernambuco – Focando na Leitura, nos Campos de Atuação e nos Gêneros Textuais. Dentre os tópicos abordados na pauta da reunião, estavam a Prática de Linguagem, que engloba a leitura, oralidade, análise linguística, análise semiótica e produção textual; a Rubrica, como ferramenta para avaliação de habilidades; Leitura verbal e imagética e os Campos de Atuação. Também foram dialogados com os presentes: os impactos que a pandemia de Covid-19 gerou na Educação, assim como, a necessidade de nivelamento que possa amenizar as dificuldades geradas pelo período. A importância de resgatar o estudante também foi evidenciada.
Além das discussões propostas e apresentadas com a temática, Oficinas foram executadas com os profissionais que foram divididos em sete grupos, objetivando o reconhecimento do gênero textual proposto dentro do campo e, a partir disso, realizarem pesquisas de habilidades de acordo com o Currículo de Pernambuco, simulando um plano de aula para posteriormente aplicar em sala de aula.
“Essa formação de hoje é muito importante. Nós estamos resgatando o trabalho com o Currículo de Pernambuco; estamos revisando, pois, como temos muitos professores contratados, eles ainda estão leigos em alguns pormenores do Currículo. Então, hoje, nós queremos mostrar a função e o que quer dizer cada particularidade dele, para que o professor consiga fazer com eficiência o seu Plano de Aula baseado nesse Currículo de Pernambuco. Eles precisam estar familiarizados, sabendo o que é uma habilidade, sabendo o que é a Prática de Linguagem e qual o Eixo deverá ser trabalhado nessa Prática de Linguagem. Nós estamos trabalhando. Na Oficina, fizemos o Plano de Aula, trabalhando com a habilidade, com a prática, com a metodologia que será aplicada dentro daquela habilidade e, assim por diante”, declarou a professora Otaciana Aciole.
CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO
Comments