O encontro reuniu as professoras e os coordenadores pedagógicos que fazem parte do Programa Mãe Coruja Pernambucana atuante em 13 dos 16 municípios jurisdicionados pela Regional de Arcoverde.
MATÉRIA: HILDA MACHADO
Na manhã desta segunda-feira (11), a Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema Arcoverde (GRE-SMI) abriu suas portas para recepcionar, em seu auditório, as professoras e os coordenadores pedagógicos que fazem parte do Programa Mãe Coruja Pernambucana atuante em 13 dos 16 municípios jurisdicionados pela Regional de Arcoverde. Ao todo, são 45 profissionais ativos nos municípios de Arcoverde, Betânia, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Itaíba, Manarí, Pedra, Sanharó, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa.
Com o tema Olhar de Coruja – Aproximando Distâncias e Conhecimentos, o encontro idealizado pela Unidade de Jovens e Adultos e Correção de Fluxo (UJC) da gerência serviu como uma ação formativa referente ao Segundo Módulo intitulado de Criança. O evento contou com dinâmicas individuais e em grupo e também serviu como encerramento para o Primeiro Módulo do ano, o módulo Mulher, que abordou o empoderamento feminino.
Para esse encerramento, e início de um novo módulo, foi preparada uma apresentação musical cultural executada pela educanda Maria Givaneide Gomes da Silva e sua parceira musical, Dione Ferreira de Oliveira. Ambas, fazem parte do grupo precursor do samba de coco em Arcoverde, o grupo Samba de Coco das Irmãs Lopes. A apresentação intitulada Mulher Guerreira homenageou a mestra Severina Lopes, líder do grupo.
Dentro dos assuntos abordados na formação do Segundo Módulo, estava o tópico sobre Busca Ativa de gestantes e crianças cadastradas no programa e que residem em zona rural e urbana nos municípios. A estratégia possui uma grande importância pois, através dela, são identificadas situações de risco e vulnerabilidade das mulheres e crianças. Outro ponto válido da estratégia de busca é possibilitar o estreitamento e a fortificação dos laços entre a equipe técnica do Canto Mãe Coruja e as famílias atendidas pelo programa. É por meio desse acompanhamento mensal que os números referentes a mortalidade materna e infantil têm reduzido.
Assuntos como socialização infantil, ambientes inclusivos, higiene, alimentação saudável, esportes, amamentação, saúde bucal e o brincar também estiveram presentes entre tópicos da pauta desta manhã.
CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO
Комментарии