top of page
Buscar
Foto do escritorGRE-Arcoverde

GRE-SMI PROMOVE AÇÃO INTITULADA "TODOS E TODAS A FAVOR DO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPT"

Ação tem programação que envolve uma semana de ações nas escolas estaduais e também municipais.


MATÉRIA: HILDA MACHADO



 

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), através da Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema/Arcoverde (GRE-SMI) e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Ação Social de Arcoverde iniciou, nesta última segunda-feira (26), uma ação intitulada “Todos e Todas a Favor do Combate ao Mosquito Aedes aegypti”. Com uma programação que envolve uma semana de ações nas escolas estaduais e também municipais como forma de impulsionar, conscientizar os estudantes e intensificar as atenções voltadas para a fêmea do mosquito responsável pela transmissão do vírus da Dengue, Chikungunya e Zika, o projeto de conscientização parte de um desdobramento promovido através das Secretarias Estaduais de Educação e Esportes e Saúde intitulada: “Dia ‘D’ de combate ao mosquito Aedes aegypti” ocorrido em 27 de junho nas escolas da Rede Estadual.


A mobilização, que teve sua abertura na segunda-feira (26) continuará até a sexta-feira (30) de agosto, com uma programação desenvolvida como forma de estimular as instituições de ensino ao combate à Dengue e ao transmissor que, por ser próprio de regiões tropicais, está muito presente nesta época de muitas chuvas.


Nesta quarta-feira (28), terceiro dia do evento e seguindo a programação, todas as escolas estaduais fizeram o plantio da semente da Crotalária Juncea, uma importante leguminosa que atua como um repelente natural do mosquito. A flor age poderosamente como arma biológica de combate, mas, sem perder a sua beleza. Quando florida, assume uma bela coloração amarelada.


Contudo, não somente as instituições, a Gerência também se mobilizou internamente com a causa. Os servidores deram uma pausa em suas atividades e se uniram simbolicamente em volta de uma palmeira situada bem no centro da Regional na manhã desta quarta-feira (28) para um momento de conscientização e plantio da flor, o momento contou com a participação da gerente da GRE-SMI, Maria Ângela Cavalcanti de Andrade e também do gerente regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) Extensão, Ivaldo dos Santos Souza.


Na ocasião, Maria Ângela destacou a relevância que há na propagação de informações que possibilitem o combate ao mosquito. Ela ressaltou que as atenções para o vírus precisam ser constantes.


“O movimento diário de trabalho é muito intenso e, às vezes, acabamos deixamos de refletir sobre algumas questões seríssimas. Todos nós já tivemos alguma experiência de, ao menos, conhecer alguém que já contraiu algum problema grave em relação a picada do mosquito. É necessário a conscientização dos nossos estudantes. Eles aprendem, se envolvem e levam para as suas comunidades; são nossa maior rede de contato com as famílias. [...] O combate ao mosquito deve ser uma ideia constante, um trabalho constante, para que consigamos minimizar os problemas causados através do mosquito. Combater a disseminação é fundamental”, enfatizou.

Posteriormente, Ivaldo Souza proporcionou um momento produtivo de informação aos servidores relatando as funções da Crotalária, como a cultivar corretamente e a sua importância no combate ao transmissor.


“A Crotalária ou Crotalácia, tem em sua raiz os rizóbios, bactérias que estão na raiz e absorvem o nitrogênio do ar e o devolvem ao solo, então, uma das suas funções é rejuvenescer o solo, equalizando-o. Outra função é o combater ao verme do solo chamado nematóide, verme que não é possível ver a olho nu. Seu ciclo se dá entre 100 e 120 dias, já em período de florada, é de 60 a 90 dias se receber os tratos culturais normais. Por possuir coloração amarelada, ela atrai os insetos, assim como a libélula que, ao chegar na flor, encontra os ovos do mosquito e preda. Deve ser plantada em solo úmido, com duas a três sementes contendo entre 2 a 3cm de profundidade”, explicou.

A culminância da semana de combate à Dengue acontecerá às 14h da próxima sexta-feira (30), com uma caminhada que partirá do Parque Linear Portal do Sertão Governador Eduardo Campos em Arcoverde, localizado próximo a Escola Estadual Antônio Japiassu, em direção à Praça Bandeirantes.


DADOS SIGNIFICATIVOS

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 4 bilhões de pessoas vivem em áreas consideradas propensas a infestação e infecção pela Dengue, sendo consideradas cenários de risco. Os dados também revelam que anualmente, cerca de 390 milhões de casos são registrados no mundo.


De acordo com as referências oferecidas pelo Ministério de Saúde, Pernambuco não registrou óbitos em decorrência da Dengue em 2019, contudo, desde janeiro de 2018 até fevereiro deste ano, o estado vem registrando um acréscimo de 38,1% nas ocorrências desse tipo de arbovirose. Os números anunciam um aumento quando comparado ao mesmo período do ano passado. Já são 215 pessoas a mais infectadas com o vírus só no início do primeiro semestre. Foram registradas 564 picadas da fêmea do mosquito em 2018 e em 2019 esse número subiu para 779 casos da doença que pode evoluir e causar enfermidades como o distúrbio de Guillain-Barré e a microcefalia.


Além do cultivo da Crotalária, algumas outras medidas como tomar a vacina, não deixar água parada, colocar telas nas janelas, areia nos vasos e limpar as calhas podem contribuir para que não haja propagação da Dengue e demais doenças ocasionadas pelo vírus.





CONFIRA ALGUNS REGISTROS DA SEMANA DE COMBATE A DENGUE NAS ESCOLAS




6 visualizações0 comentário

留言


bottom of page