O momento, que ocorreu no auditório da própria Regional, também propiciou a realização da I Mostra de Experiências Inspiradoras do programa.
MATÉRIA: HILDA MACHADO
A Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema Arcoverde (GRE-SMI) realizou, na manhã da última sexta-feira (25), por meio da Unidade de Jovens e Adultos e Correção de Fluxo (UJC), que faz parte da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE), um evento em comemoração aos 15 anos do Programa Mãe Coruja Pernambucana (PMCP). O momento, que ocorreu no auditório da própria Regional, também propiciou a realização da I Mostra de Experiências Inspiradoras do programa contando com um público-alvo formado por professores e coordenadores do PMCP, coordenadores da IV Geres e Técnicos do Canto, com uma média de 70 pessoas presentes.
Com o título PMCP 15 Anos: histórias, memórias e práticas inspiradoras, o encontro proporcionou muita emoção a todos os presentes, ao relembrarem toda a trajetória do programa. A ocasião ainda possibilitou evidenciar as práticas do Programa Mãe Coruja Pernambucana que foram desenvolvidas durante o ano, no âmbito da GRE-SMI, bem como, possibilitar a valorização dos trabalhos expostos pelos docentes, promovendo assim, as trocas de experiências pela inspiração.
Ao todo, houveram 13 apresentações que representaram, cada uma, seu município jurisdicionado pela Gerência. As experiências foram expostas por 1 coordenador e seus respectivos professores dos Círculos de Educação e Cultura (CECs), participando, assim, do momento as cidades de Arcoverde, Betânia, Buíque, Custódia, Ibimirim, inajá, Itaíba, Manarí, Pedra, Sanharó, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa.
As apresentações tiveram os mais variados temas e finalidades como: acolhimento, dedicação, e orientação; a importância da amamentação; Campanhas de Agosto Lilás, Setembro Amarelo e Outubro Rosa; área financeira da educanda, combate a violência contra à mulher, o favorecimento de cursos e aprimoramentos como crochê e confecção de flores artificiais, para gerar uma renda extra para as mães que participam do programa, e exposição de depoimentos das educadas sobre a importância do programa nas vidas.
Fizeram parte da história da ação organizada na última semana, as coordenadoras Regionais do PMCP atuantes na GRE-SMI ao longo desses 15 anos: Luzia Neta, Gleciane Pereira de Siqueira, Macycleide Costa dos Santos, Maria das Graças Santos (in memoriam), Cínthia Galindo, Socorro Santos, Allane Maia e Elaine Cristina Moreira; assim como, as coordenadoras técnicas da Regional VI Geres: Rebeca Gomes, Raquel Neposiano, Caroline Holder e Eliane Paz.
O momento de festa foi celebrado por todos os presentes de maneira que, a todo o instante, foi enfatizado a importância e os benefícios do programa para a comunidade.
SOBRE O PROGRAMA MÃE CORUJA PERNAMBUCANA:
O Mãe Coruja é um dos programas sociais brasileiros de referência na área materno-infantil, sendo reconhecido e premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA), como modelo de Gestão de Política Pública. Oferece apoio às mães pernambucanas, antes e depois do nascimento de seus filhos, tendo como objetivo prestar atenção integral às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e aos seus bebês, garantindo a eles um desenvolvimento saudável e harmonioso durante os primeiros anos de vida. As gestantes são encaminhadas aos Círculos de Educação e Cultura, assim como a programas de qualificação profissional, segurança alimentar e nutricional, além de receberem e o pleno acompanhamento do pré-natal.
CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO
Comments