top of page
Buscar
Foto do escritorGRE-Arcoverde

GRE-SMI PARTICIPA DA II MOSTRA DE PRÁTICAS EXITOSAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PROMOVIDA PELA SEE

Ao todo, 14 Gerências Regionais de Educação (GREs) apresentaram as suas vivências pedagógicas.



MATÉRIA: HILDA MACHADO


 

A Secretaria de Educação do Estado (SEE) através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE) realizou a II Mostra de Práticas Exitosas da Educação do Campo 2020. O evento, que aconteceu nesta última segunda feira (9) tendo a sua culminância na terça-feira (10), abordou o tema “Revisitando a Prática Educativa num Contexto Socializador”. Todo o momento aconteceu no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva (FETAPE) em Garanhuns, no agreste, e contou também com a colaboração da Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema/Arcoverde (GRE-SMI) atuando através das turmas do Educação do Campo (EJA) dos municípios de Inajá e Poção.


Todo o encontro teve como objetivos a socialização das experiências vivenciadas através das práticas exitosas das turmas atuantes nas GREs, além de possibilitar a exposição dos produtos da agricultura familiar, tais como, o artesanato e a culinária que englobam uma gama de identidades culturais.


Ao todo, 14 Gerências Regionais de Educação (GREs) apresentaram as suas vivências pedagógicas. Somou-se 79 escolas rurais e 2 quilombolas que atuaram no momento que teve uma média de 300 pessoas, sendo, dentre elas, estudantes e professores de escolas públicas estaduais integrantes das turmas da Educação do Campo (EJA), membros de movimentos sociais e entidades como Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), FETAPE, e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que estavam circulando pelo espaço e interagindo através das palestras, oficinas e apresentações de trabalhos da Mostra.


A GRE-SMI não ficou de fora e participou logo pela manhã no segundo dia do encontro trazendo, em seus stands, o artesanato quilombola do município de Inajá realçando a herança cultural negra que é eternizada através do seu rico artesanato executado pelas mãos de seus artesãos carregando, assim, a identidade de um povo que, com a utilização de elementos da natureza, como a palha, o ouricurizeiro e a madeira conseguem produzir peças variadas. Assim como, “O Resgate do Sabor da Palma em Tempos de Fartura”, tema da turma da cidade de Poção, que destacou o uso da palma forrageira na culinária local como sendo uma hortaliça que tem uma abundante fonte de nutrientes para a saúde.


O episódio ainda contou com apresentações da banda de pífano no primeiro dia, mesa apresentação de afoxé no segundo dia e mesas de diálogos em diferentes horários.




CONFIRA ABAIXO A NOSSA GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO






17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page