O evento foi direcionado aos supervisores do Projeto Travessia e aos professores das turmas 2021 do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
MATÉRIA: HILDA MACHADO
A Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema Arcoverde (GRE-SMI) realizou, por meio da equipe da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE), uma Formação Continuada do Projeto Travessia na manhã desta terça-feira (25), o momento se estendeu até o turno da tarde, no auditório da própria gerência. O evento foi direcionado aos supervisores do Projeto Travessia e aos professores das turmas 2021 do Ensino Fundamental e Ensino Médio divididos em dois blocos, sendo eles: Ciências Humanas e Exatas. Estavam presentes cerca de 31 profissionais.
Com o tema: Concepção de Aprendizagem Docente - O Papel do Mediador Pedagógico, o encontro formativo teve como objetivo principal ofertar o repasse da Formação Continuada com orientações para a vivência dos Percursos Livres de Língua Portuguesa e Matemática, assim como, garantir a multiplicação da formação continuada dos profissionais que atuam no projeto Travessia, propondo um diálogo e reflexão sobre a atuação pedagógica dentro do Projeto a partir dos relatos de experiências e planejamento coletivo para finalização das turmas iniciadas em 2021.
Neste ciclo de formação, os formadores trabalharam oficinas sobre metodologia do projeto com a utilização de alguns recursos como vídeoaulas do Telecurso, bem como, dos projetos que fazem parte do programa: Memorial, Percurso Livre. Eles também foram instruídos sobre a elaboração de projetos integradores e interdisciplinares
Alguns dos assuntos abordados na pauta de hoje foram: Os Oito Passos da Metodologia da Sala de Aula, Funcionamento de Equipes, como trabalhar o Percurso Livre de Matemática (PLM) e o Percurso Livre de Língua Portuguesa (PLLP), Avaliações da Metodologia Telessala e Elaboração de Plano de Aula. Os presentes ainda puderam elaborar uma proposta de atividade com desafios envolvendo as operações fundamentais baseados nas informações sobre cada tema do PLM.
SOBRE O PROGRAMA: O Projeto Travessia é um Programa de Aceleração de Estudos para atender a jovens e adultos, matriculados na rede estadual de ensino. Ele tem por objetivo reduzir a distorção idade-série no ensino fundamental atendendo aos jovens de 15 anos de idade ou mais, e no ensino médio atendendo aos jovens acima de 17 anos. Com seu início em 2007 no Ensino Médio, em 2010 iniciou nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A partir da implantação deste Projeto, os índices da distorção no Estado vêm apresentando redução significativa a cada ano.
CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO
Comments