Os polos foram selecionados em determinadas cidades das localidades próximas e jurisdicionadas pela GRE Arcoverde, servindo de ponto de conexão para os municípios vizinhos.
Matéria: Hilda Machado
O projeto intitulado GRE Itinerante, conduzido pela Gerência Regional de Educação de Arcoverde, em parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco, iniciou sua jornada no início de abril e teve seu último polo visitado na última terça-feira (23). Se deslocando por diversas escolas da região do Sertão do Moxotó-Ipanema, teve como objetivo alinhar os planejamentos, contribuir com os aperfeiçoamentos escolares e incentivar os gestores a caminharem em uma parceria mais firme, estreitando assim, cada vez mais os laços entre a escola e a regional, tornando-a cada vez mais acessível.
Os polos foram selecionados em determinadas cidades das localidades próximas e jurisdicionadas pela GRE Arcoverde, servindo de ponto de conexão para os municípios vizinhos. Cada polo foi dividido em datas distintas, e com o auxílio do gestor da escola polo, foram preparados com uma logística que consiguisse comportar e reunir os diversos gestores, secretários e analistas das instituições de ensino das cidades circunvizinhas.
No dia 11, o primeiro polo, localizado na cidade de Arcoverde, abriu as portas para comportar os representantes dos municípios de Pedra, Sertânia e Venturosa, o evento todo aconteceu no auditório da Escola Carlos Rios. No dia seguinte, o deslocamento da Gerência visitou o seu segundo polo de encontro. A receptividade ficou por conta da Escola Cristo Rei, situada em Pesqueira; na ocasião, Alagoinha, Poção e Sanharó estiveram presentes. No terceiro encontro ocorrido no dia 16, pela manhã, foi possível juntar em Ibimirim as cidades de Inajá e Manarí no terceiro polo localizado na Escola de Referência em Ensino Médio Pedro Bezerra de Melo.
Na segunda-feira (22), a Escola Técnica Jornalista Cyl Galindo, localizada no município de Buíque foi a escola polo anfitrião do projeto para as cidades de Itaíba e Tupanatinga. Posteriormente, o último polo foi realizado na última terça-feira (23), na Escola de Referência em Ensino Médio José Pereira Burgos, situada em Custódia; o evento também contou com a participação dos representantes escolares de Betânia.
Durante a programação, temas como uma maior precisão com relação aos dados do aluno no SIEPE, que possui abrangência estadual e o CENSO Escolar, federal e a importância da inclusão, tendo como base o decreto nº 46.540, de 28 de setembro de 2018, foram reforçados para os gestores.
De acordo com o Gestor da Gerência Regional de Arcoverde, Reginaldo Amorim, o projeto visa uma melhor interação entre a Gerência e as escolas, proporcionando uma interação cada vez mais flexível. “Conhecer as escolas e os ambientes é importante para nós. Esse projeto nasce da necessidade de afinar às informações, precisamos de alinhamento”, afirma.
Simone Lira, uma das idealizadoras do projeto e coordenadora geral responsável pela gestão de Rede da Gerência Regional, enfatiza a importância e o engajamento das escolas. “É no chão da escola que a educação acontece; a gente orienta, monitora, mas é a escola quem realiza”, enfatiza.
Com a GRE Itinerante, as escolas puderam ter a oportunidade de fortalecer os seus vínculos, esclarecer dúvidas e flexibilizar ainda mais a relação Gerência e Escola.
CONFIRA ABAIXO NOSSA GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO EVENTO
Comments