top of page
Buscar
Foto do escritorGRE-Arcoverde

GOVERNO DO ESTADO LANÇA ‘PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA' PROMOVENDO A EDUCAÇÃO

A cerimônia realizada para promover a iniciativa, que tem como principal finalidade a alfabetização dos estudantes da rede pública até a idade de sete anos, ocorreu no Teatro Guararapes


MATÉRIA: HILDA MACHADO





 


O Governo do Estado, mediante a Secretaria de Educação e Esportes, lançou, no último dia 11, o “Programa Criança Alfabetizada”. A cerimônia realizada para promover a iniciativa, que tem como principal finalidade a alfabetização dos estudantes da rede pública até a idade de sete anos, ocorreu no Teatro Guararapes, localizado em Recife e contou com a participação de vários prefeitos dos municípios de Pernambuco e parceiros para apoiar o projeto de melhoria da educação no estado, garantindo um futuro mais proveitoso e com mais viabilidade profissional.


“É muito importante garantir que as nossas crianças estejam sendo alfabetizadas na idade certa, para que, posteriormente, cheguem às universidades e consigam bons empregos. O ideal é que aos sete anos eles já estejam lendo e escrevendo, e para isso teremos muito incentivo”,

afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.


Com o objetivo de compactuar com o programa, o Instituto Natura, a Associação Bem Comum e a Fundação Lemann se uniram como empresas parceiras que, alinhadas ao Governo, contemplarão mais de 330 mil crianças, 19 mil professores alfabetizadores e 23 mil em formação.


O programa possibilitará, dentre outras ações, a entrega de material complementar para auxiliar no processo pedagógico, bolsas para coordenadores e formadores do município, premiações para escolas que tenham um desempenho satisfatório, e mudanças no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), proporcionando mais recursos para os municípios que estiverem engajados e comprometidos no propósito de aprimorar a Educação.


Com o ICMS aprimorando as novas regras que entrarão em vigor a partir de 2021, a proposta visa um investimento de mais de R$ 540 milhões para serem distribuídos a partir dos resultados educacionais. Como incentivo educacional a ação proporcionará aos municípios, em uma média baseada em um período de seis anos, sair dos 3% relativos ao índice indicador de educação atual e progredir para os 18%.


A 1ª reunião com os municípios pernambucanos para o alinhamento do projeto está prevista para acontecer na próxima terça-feira (25), no auditório da GRE Sertão do Moxotó Ipanema, a partir das 14h30 e contará com a participação dos secretários e diretores da regional de Arcoverde, assim como os pertencentes às Gerências dos municípios de Garanhuns, Afogados da Ingazeira e Floresta.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page