Reunimos algumas informações valiosas para auxiliar os estudantes que farão o ENEM neste ano para que, dessa forma, consigamos contribuir na execução de uma excelente redação.
MATÉRIA: HILDA MACHADO
O ano já começou e, ainda que esteja bem no início, as férias estão prestes a acabar. No dia 17 de janeiro as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019 foram liberadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, embora a próxima edição do ENEM só aconteça lá para o mês de novembro, deixando muitos estudantes animados, agitados, ansiosos e até temerosos com a experiência que possibilita auxílio aos que planejam ingressar no ensino superior, se preparar um pouco mais cedo pode acabar sendo um ponto-chave para a obtenção de êxito.
Com o passar do tempo, a etapa de Redação da avaliação gerou medos, receios e dúvidas com relação aos temas abordados e, inclusive, inseguranças quanto a forma correta que deveria ser produzida. Como a argumentação carrega um peso significativo para a nota final da prova, a possibilidade de zerá-la acaba gerando muitos pesadelos nos estudantes.
Apesar das dificuldades recorrentes, isso não é motivo para entrar em desespero. Como foi mencionado aí em cima, estamos ainda no começo do ano, logo, você terá bastante tempo para se preparar ao longo dele, afinal, fazer uma boa redação poderá contribuir consideravelmente para a entrada na tão sonhada faculdade.
Foi pensando nisso, que reunimos algumas informações valiosas para auxiliar os estudantes que farão o ENEM neste ano para que, dessa forma, consigamos contribuir na execução de uma excelente redação, porém, se por acaso neste ano não for a primeira vez que você responde ao exame e a sua última nota não foi uma das mais satisfatórias, aproveite também para ler essa matéria e compartilhá-la com aquele seu amigo que não gostou tanto da média final. Nosso objetivo é que você consiga aprimorar os seus conhecimentos e, assim, obter uma excelente pontuação este ano.
CONFIRA AS NOSSAS DICAS ABAIXO:
1 - LEIA MAIS
Quando lemos desafiamos os nossos conhecimentos e expandimos o nosso vocabulário, dessa forma, conseguimos ampliar a nossa escrita e evitar os famosos clichês.
2 - ESCREVA MAIS
No ato do exercício da escrita, somos capazes de evitar alguns erros de ortografia que acabam se tornando comuns ao longo do tempo. Escrever com frequência também melhora a nossa letra que precisa estar bem legível para garantir uma boa leitura do que estamos propondo.
3 - TREINE A SUA MENTE
Leia em voz alta. Praticando uma leitura audível, você conseguirá entender de uma forma ampla o que você escreveu; com o tempo, essa leitura audível começará a facilitar a leitura mental evitando vários erros que passam despercebidos quanto estamos redigindo um texto.
4 - APRENDA NOVAS PALAVRAS
Invista algum tempo nos seus estudos para inserir novas palavras no seu dia a dia. Dessa maneira, ficará muito mais fácil de lembrá-las. Essa dica influenciará em sua agilidade mental para identificar sinônimos no seu processo de argumentação e evitar palavras repetidas exacerbadamente que acabam empobrecendo o texto.
5 - RELEIA
Sempre revise o que você escreveu e analise a legibilidade e a concordância do mesmo.
6 - SOLICITE AJUDA
Escreva textos e solicite que o seu professor o revise e aponte os erros encontrados. Peça que alguém do seu convívio possa lê-lo e te dar um ponto de vista.
7 - BUSQUE ESTAR POR DENTRO DAS ATUALIDADES
Uma boa parte dos alunos que zeraram a prova, o fizeram por fugir do tema proposto. Estar ciente dos assuntos relevantes que estão sendo comentados no momento pelo mundo evitam que você possa ser pego de surpresa com um tema nunca visto. Uma boa dianteira para ter palavras que consigam desenvolver um bom texto é saber do que se trata o assunto. Embora o ENEM libere um texto guia, que serve como base para o desenvolvimento dissertativo-argumentativo, saber além do que é exposto ampara muito mais as palavras e permite uma maior confiança no que é escrito.
8 - CUIDADO COM AS PESSOAS VERBAIS
Deve-se optar pela escolha da 3ª pessoa do singular ou plural (ele, ela, eles, elas) para desenvolver o texto.
9 - JAMAIS USE ABREVIAÇÕES
Com a Era Digital, nós temos nos familiarizado com abreviações e as utilizamos em nosso diálogo mais informal (coloquial) e em nossa escrita, mas, na redação, isso não poderá ser utilizado. Deve-se optar por usar linguagem formal culta, sem gírias, pleonasmos, ambiguidades, cacofonias, ecos ou qualquer palavra de baixo calão, ou palavrão. Palavras que possam ir de encontro aos direitos humanos também podem acarretar um zero na nota final.
10 - ESTEJA ATENTO E SEJA OBJETIVO
Lembre-se dos parágrafos, e da quantidade de linhas necessárias; também esteja atento ao tempo para não acabar precisando concluir o seu texto nos últimos minutos de prova e, no meio da pressa, errar alguma palavra, rasurar ou se perder no assunto. Use o rascunho!
Esperamos que as dicas te ajudem! Use esses meses para evoluir a sua escrita.
Comments