A ocasião foi voltada para os coordenadores Gerais e coordenadores Pedagógicos indígenas.
MATÉRIA: HILDA MACHADO
A Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema Arcoverde (GRE-SMI) realizou, por meio da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE), um Colegiado Final Indígena, na manhã desta última quarta-feira (14). O momento aconteceu no auditório da própria Gerência.
A ocasião foi voltada para os coordenadores Gerais e coordenadores Pedagógicos indígenas com o objetivo de realizar uma reunião final para tratar de algumas temáticas que foram vivenciadas ao longo do ano, assim como, realizar algumas orientações para o próximo ano letivo. Além de instrução aos presentes, o encontro também atuou como um momento festivo em comemoração as celebrações de fim de ano.
A acolhida ficou por conta dos representantes indígenas pertencentes as aldeias de Kambiwá Baixa da Alexandra, Kambiwá Nazário, Xukuru de Ororubá, Xucuru de Cimbres, Tuxá e Kapinawá que apresentaram um ritual como abertura; o evento visou dialogar sobre ações executadas durante o ano com os profissionais presentes, sobre algumas formações que aconteceram nas Escolas Indígenas jurisdicionadas pela Gerência e sobre os direcionamentos para o ano de 2023.
Dentro da retrospectiva das ações realizadas em 2022, a pauta abordou as visitas que foram feitas as tribos indígenas durante o ano; o processo de escuta que foi executado com cada povo para que, por meio dessa abertura, fosse possível que eles pudessem apontar as suas demandas; o 1º Seminário Indígena da Gerência, onde eles puderam apresentar os seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs); as ações e formações de vários componentes curriculares; reuniões sobre a construção do Novo Currículo Intercultural Indígena e a Implementação do Novo Ensino Médio Indígena. Os coordenadores dos setores da Regional ainda trouxeram à pauta temas como: SIEPE, Investe Escola e Censo Escolar.
CONFIRA ABAIXO A GALERIA COM ALGUNS REGISTROS DO MOMENTO
コメント