Em sua 10ª Edição, o circuito propôs atividades pedagógicas, culturais e esportivas.
MATÉRIA: HILDA MACHADO
FOTOGRAFIA/DIEGO SAMPAIO
A Caravana da Educação, evento promovido pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e que contempla todos as regiões do estado, teve sua décima edição nesta última sexta-feira (28), e contou com a parceria da GRE Sertão do Moxotó-Ipanema para sua realização. O circuito que propõe atividades pedagógicas, culturais e esportivas, aconteceu logo pela manhã e levou cerca de 600 estudantes da Rede Estadual jurisdicionados à Regional de Arcoverde para a Escola Técnica Estadual (ETE) Jornalista Cyl Galindo, localizada no município de Buíque, responsável por sediar os polos Cultural e Esportivo.
A energia e a empolgação do Xaxado e da Quadrilha tomaram conta da Caravana no polo Cultural, contagiando a todos com os seus ritmos e coreografias tipicamente nordestinas e envolventes. Enquanto a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) José Emílio de Melo, do município de Tupanatinga, uniu os dois e surpreendeu com uma apresentação de Xaxadrilha, a EREM Senador Vitorino Freire, de Arcoverde, trouxe a Quadrilha Pisa na Fulô.
No polo Esportivo, o evento contou com a participação do judoca arcoverdense, Kayo Fabrício, beneficiado através do Programa Bolsa Atleta, que obtém o título de campeão dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), e contempla a primeira posição no ranking brasileiro em sua modalidade, ambos de 2018, assim como também esteve presente a ex-nadadora e primeira pernambucana a participar de uma Olimpíada, Adriana Salazar. As atividades esportivas propostas e competições de tabuleiro fizeram com que os estudantes interagissem ainda mais com a ideia dinâmica da Caravana na quadra da unidade.
Com o objetivo principal de fortalecer o protagonismo entre os estudantes da Rede Estadual, o evento aconteceu paralelamente à Reunião de Pactuação de Metas, um dos pontos altos do circuito, que foi gerado no auditório da unidade. Responsável por reunir os gestores que conduzem as escolas estaduais da região do Sertão do Moxotó- Ipanema, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, a reunião proporcionou um alinhamento em meio a discussões sobre as metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) para o ano de 2019.
De acordo com a gestora da GRE, Maria Ângela Andrade, a iniciativa foi muito significativa para as escolas jurisdicionadas pela Gerência.
“A caravana é um momento muito especial para a educação, um momento onde pactuamos as nossas metas e onde realizamos uma troca de energia muito boa com os polos Cultural e Esportivo. É um trabalho realizado de forma integral. Reunir todos os momentos em um único é marcante para as nossas escolas”.
CONFIRA ABAIXO ALGUNS REGISTROS DA
CARAVANA DA EDUCAÇÃO EM NOSSA GALERIA
Comments